notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
21.4.09
CIDADE DO VATICANO (Reuters) - A decisão do papa Bento 16 de enviar uma delegação do Vaticano a uma conferência das Nações Unidas sobre o racismo provocou nova ruptura nas relações com grupos judaicos, temerosos de que ela seja usada como plataforma para ataques a Israel.
"Com sua participação, o Vaticano deu seu endosso ao que está sendo preparado ali (contra Israel)", disse o rabino chefe de Roma, Riccardi Di Segni, ao jornal italiano La Stampa.
Os Estados Unidos e seus aliados, incluindo a Itália -país que frequentemente assume posição igual à do Vaticano em conferências internacionais- estão boicotando a conferência.
No domingo o papa, que em maio fará sua primeira visita a Israel como pontífice, descreveu a conferência como iniciativa importante e disse esperar que ela possa ajudar "a acabar com todas as formas de racismo, discriminação e intolerância".
Shimon Samuels, diretor do escritório europeu do Centro Simon Wiesenthal, disse que o Vaticano "está dando o selo de sua aprovação à campanha de ódio" contra Israel.
"Não é uma posição sobre a qual seja possível transigir", disse Samuels. "Não é possível ficar em cima do muro. O Vaticano é uma voz poderosa, e (um boicote) dele teria tido efeito demonstrativo poderoso."
O porta-voz principal do Vaticano, padre Federico Lombardi, defendeu a presença do Vaticano e disse que um texto da conferência que provocou discórdias foi aprimorado nas últimas semanas.
"Trata-se de uma conferência internacional promovida pelas Nações Unidas e a Santa Sé", disse ele. "O simples fato de alguns países importantes não estarem participando não significa que a Santa Sé não possa ter um diálogo positivo e construtivo aqui", disse Lombardi.
O presidente norte-americano, Barack Obama, previsto para ter seu primeiro encontro com o papa em julho, disse que Washington temeu que a conferência pudesse tornar-se espaço para a expressão de antagonismo em relação a Israel.
Na segunda-feira Israel chamou de volta seu embaixador à Suíça, em protesto pela realização da conferência. Diplomatas abandonaram a conferência quando o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad acusou Israel de criar "um regime cruel, repressor e racista" em relação aos palestinos.
link do postPor anjoseguerreiros, às 08:01  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO