notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
8.3.09
NOVA YORK - Um britânico que há 30 anos estava completamente cego voltou a ver a luz, depois de colocar um olho biônico criado por uma empresa americana.
O aparelho usa uma microcâmera montada em um par de óculos que transmite as imagens para eletrodos implantados na retina. O próximo passo será implantar uma câmera diretamente no olho do paciente.
Há uma década, os cientistas tentam desenvolver protótipos que possam restaurar a visão mandando imagens diretamente para o cérebro. O olho biônico criado pela empresa californiana Second Sight é a última geração desses aparelhos e foi implantado com sucesso em 18 pacientes cegos nos Estados Unidos, no México e na Europa.
Na quarta-feira, um britânico de 73 anos que fez o implante há sete meses disse que voltou a ver a luz pela primeira vez em 30 anos. Ron parou de enxergar devido à retinite pigmentosa, uma doença degenerativa que afeta a visão. Os médicos implantaram 60 eletrodos microscópicos na retina dele.
As imagens captadas por uma câmera nos óculos são transmitidas para os eletrodos, que estimulam o nervo óptico. Ron consegue ver flashes de luz e objetos brancos. A mulher dele, Tracy, conta que Ron consegue separar as roupas claras. Ele também vê linhas brancas no chão.
O cirurgião Lyndon da Cruz diz que, por enquanto, o olho biônico só funciona para quem tem o nervo óptico intacto. O porta-voz da empresa que fabrica o aparelho nos Estados Unidos acredita que, em 50 anos, o olho biônico permitirá que os pacientes leiam e reconheçam rostos.


link do postPor anjoseguerreiros, às 18:45 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO