notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
28.2.09
SÃO PAULO - Cerca de 200 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram, na madrugada deste sábado (28), a fazenda Espírito Santo, no município de Eldorado dos Carajás, sudeste paraense. As terraspertencemà Agropecuária Santa Bárbara, uma das empresas do Grupo Opportunity, pertencente ao banqueiro Daniel Dantas.
A coordenação do MST na região informou que a invasão foi um protesto às recentes declarações do ministro do STF, Gilmar Mendes, de que repasses de verbas públicas ao movimento são ilegais. Os sem terra garantiram que não houve violência durante a ocupação, e que os funcionários da empresa que opera naquela área têm livre acesso para entrar ou sair da propriedade quando quiserem. A manifestação de Gilmar Mendes foi o que provocou a invasão.
- Essa é uma ação em protesto às manifestações públicas de Gilmar Mendes "Dantas" - disse o coordenador da ocupação em Eldorado dos Carajás, Charles Trocate, fazendo um trocadinho ao incluir ao nome do ministro o sobrenome de Daniel Dantas.
Charles refutou as denúncias de que o movimento promoveu um quebra-quebra durante a invasão.
- Não quebramos, não estamos mantendo ninguém refém, não fizemos saques, coisas que sempre querem impingir aos sem terra - disse ele, justificando a invasão também com uma decisão de janeiro deste ano do juiz da vara Agrária de Santa Maria dos Barreiras, no Pará, Líbio de Moura.
- O juiz sentenciou que essa é uma fazendo inegociável porque é uma área deassoreamentoum título que o Estado concedeu na década de 70 a alguns proprietários para que eles produzissem castanhas, mas o Daniel Dantas ganha dinheiro aqui com agropecuária. Sobre isso o Gilmar mendes não fala, não é? - disse Trocate.
Na quarta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, criticou as invasões dos sem-terra comandadas por José Rainha , líder dissidente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), durante o carnaval no Pontal do Paranapanema, em São Paulo . Segundo Gilmar Mendes, as ações extrapolam os limites da legalidade e a lei impede o poder público de financiar esses grupos. Nesta sexta, o MST rebateu, em nota, as críticas de Mendes e disse que não usou "nenhum centavo" de dinheiro público .
Em julho do ano passado, durante a operação Satiagraha, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, mandou soltar por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas , após ser preso por suspeita de corrupção.
Naquela época, o MST também invadiu uma fazenda da mesma empresa na região . A fazenda Maria Bonita foi invadida em 25 de julho. Segundo o monvimento, a invasão fazia parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, realizada em torno do Dia do Trabalhador Rural, em 25 de julho, que denuncia a lentidão no processo de criação de assentamentos, as promessas não cumpridas e a prioridade do governo ao modelo do agronegócio
Os manifestantes pedem a desapropriação da fazenda para assentar famílias de agricultores. De acordo com a direção do MST, a invasão é pacífica. Policiais da Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá foram até o local. No entanto, segundo a assessoria de imprensa da Agropecuária Santa Bárbara, a situação na fazenda não é tranquila. De acordo com nota divulgada nesta sábado, os invasores assumiram o controle da entrada principal e destruíram vários equipamentos da propriedade.
A Fazenda Espírito Santo já foi invadida em dois outros pontos por cerca de 200 pessoas. De acordo com a empresa, com esta nova invasão pela entrada principal da propriedade, o grupo assumiu o controle da guarita e ninguém entra ninguém sai da fazenda.


link do postPor anjoseguerreiros, às 18:32  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9




arquivos
blogs SAPO