notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
16.1.09
RIO - O uso de antidepressivos em pacientes com fibromialgia pode trazer benefícios para quem sofre da doença, aponta estudo publicado na edição de janeiro do Journal of the American Medicine Association (Jama). Os resultados mostram que este tipo de medicamento pode diminuir a intensidade da dor, assim como melhorar a qualidade do sono e do humor dos portadores do distúrbio. (Leia mais: fibromialgia é doença da mulher moderna)
A fibromialgia é uma doença auto-imune que não tem cura, e seus sintomas incluem dores pelo corpo, cansaço extremo, dificuldade para dormir, e uma queda generalizada na qualidade de vida. No Brasil, estima-se que 6 milhões de pessoas tenham a doença, que corresponde a 10% das reclamações em consultórios de reumatologia.
O estudo, coordenado pelo médico Winfried Häuser, do clínica Saarbrücken, em Saarbrücken, na Alemanha, avaliou o estado de saúde de 1.427 portadores de fibromialgia. O objetivo dos médicos era analisar até que ponto os antidepressivos poderiam ajudar a aliviar os sintomas da doença. Os mais eficazes na redução da dor, fadiga e transtornos de sono foram os antidepressivos tricíclicos e os tetracíclicos. Já os inibidores específicos de recaptação de serotonina e os inibidores de noradrenalina, diminuiram a intensidade das crises e melhoraram o humor dos pacientes. (Atividade física melhora qualidade de vida de mulheres com fibromialgia)
A recomendação do estudo é de que os antidepressivos não devem ser tomados de forma indiscriminada, mas que o medicamento deve ser levado em consideração se os sintomas do paciente não estiverem melhorando com outros tipos de tratamento.


tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 08:40 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO