notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
30.4.09

A psicologia dos games: Será que eles nos influenciam tanto?

Por Leo prosopopeio Cardoso – http://prosopopeio.blogspot.com

Seja como distração habitual, compulsão obsessiva ou até mesmo uma esporádica forma de rivalidade entre amigos, não há aquele que nunca teve contato com o mundo virtual dos games, tão fascinante e encantador.
Convenhamos, drasticamente ou não, os games realmente têm grande parcela de influência na vida, não só dos jovens, mas de todo mundo que é fascinado por essa maravilha tecnológica - que evolui mais do que qualquer outra forma de entretenimento doméstico. Mas proporção dessa influência é questionável: Há quem trate os games como principal culpado na disseminação da violência, e há quem acredite que eles são apenas desafios digitais.
Sempre que há reportagens sobre a influência de jogos de violência nas atitudes dos jovens, os apaixonados por games se perguntam: Será mesmo que aquele americano esquisito entrou atirando em todo mundo na escola só porque jogou muito Grand Theft Auto?! Será que o pessoal daquele clã seqüestrou o cara só pelos pontos no GunBound?! Será que o jovem que fez uma chacina no cinema estava sobre a influência do jogo Duke Nuke?!
Ah! Claro que não… Se fosse assim, toda minha geração, da década de 80, que cansou de jogar Pacman no Atari 5200, estaria correndo em salas escuras, ouvindo músicas eletrônicas repetitivas e comendo pílulas mágicas que nos dão super poderes…
Ironias à parte, estamos na sétima geração de videogames, numa disputa alucinante de mercado entre a Sony, a Microsoft e a Nintendo, em meio a milhares de lançamentos de títulos para PC`s, vídeo games portáteis, joguinhos de celular, emuladores, mini-games-brindes-de-lanchonetes e jogos virtuais em Java e Flash - até a TV a cabo tem um canal com jogos de 4 bits – e tanta oferta, com certeza, tem sua parcela de influência para os que a procuram: Na maioria dos casos crianças e adolescentes.
Segundo uma corrente pedagógica chamada “psicologia cultural” o processo educativo acontece em todas as relações sociais do indivíduo. Além da escola, são também considerados como espaços pedagógicos os jogos eletrônicos, os filmes, as revistas, as bibliotecas, os jornais, os brinquedos, as publicidades e a mídia em geral. Os estudiosos preocupados com as questões psicológicas dos jovens, consideram esses ambientes como de extrema importância para se analisar os processos educacionais.
Com o aparecimento do Atari 2600, no início da década de 80, os games passaram a ser um dos mais populares entretenimentos domésticos. E, nesses quase 30 anos, os games mais violentos sempre foram acusados de promover condutas anti-sociais nos jogadores. Muitas notícias afirmam que alguns acontecimentos violentos tiveram relação diretas com os games, assim como muitos jornais vinculam matérias que mostram o aspecto positivo desse meio de entretenimento.
A violência de jogos como Mortal Kombat e Night Trap abalaram a sociedade americana. Os senadores Joseph Lieberman e Herbert Kohl abriram uma investigação para saber como a violência dos jogos interfere na vida dos jogadores. Depois de muita discussão foi criado um sistema por censura por faixa etária (que está ativo até hoje) o que, por conseqüência, registrou o aparecimento legal de jogos ainda mais violentos.



Notícia: Jovens matam sob inspiração de game 15/09/03
Fonte: Portal VSP Notícias (http://www.vsp.com.br)

“Os adolescentes William Buckner, de 16 anos, e seu meio irmão Joshua, de 14, armados com um rifle calibre 22, abriram fogo contra os carros que passavam por uma rodovia estadual do Tennessee, nos Estados Unidos, matando um homem e ferindo gravemente uma mulher. Eles confessaram a um juiz que o ato foi praticado sob a inspiração do game Grand Theft Auto.
Jack Thompson, advogado de Aaron Hamel, enfermeiro de 45 anos que morreu no tiroteio, em entrevista à BBC News Online, culpa os fabricantes do game. “Eles insistem em vender violência a crianças e adolescentes e o resultado é uma tragédia como essa”, indignou-se.”

Fonte: Terra Games
link do postPor anjoseguerreiros, às 08:32 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO