notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
16.1.09
Uma irmã doou um óvulo e a outra emprestou o útero para ter o filho da irmã infértil.

O menino que há três anos ficou conhecido na Grã-Bretanha como o "bebê com três mães", ganhou um irmão, gerado pelas mesmas três "mães".
As mães são três irmãs. Uma delas é a mãe que adotou o menino e as outras duas são suas irmãs - uma doou um óvulo e a outra emprestou a barriga e gerou o bebê.
Alex Patrick, de 35 anos, foi diagnosticada com câncer cervical há sete anos e os médicos informaram que ela não poderia ter filhos.
No entanto, em 2005, suas duas irmãs - a gêmea Charlotte Pestell e a mais velha, Helen Ritchie, se uniram para ajudar Alex a ter o primeiro filho, Charlie.
Charlotte doou um óvulo, enquanto a outra irmã, Helen, permitiu o uso de seu útero para a gestação. O óvulo de Charlotte foi fecundado com um espermatozóide do marido de Alex, Shaun.
O primogênito, Charlie, nasceu em 2005 e, no ano passado, as irmãs se reuniram novamente para ajudar Charlotte a ter o segundo filho: Oliver, que nasceu em outubro.

Decisão
Nesta sexta-feira as irmãs deram a primeira entrevista desde o nascimento de Oliver a um programa de rádio da BBC.
Alex contou que ficou "com o coração partido" quando descobriu que não poderia ter filhos, mas resolveu não desanimar.
Ela disse que resolveu pedir o útero "emprestado" da irmã Helen depois de ter recebido uma carta na qual a irmã dizia que "faria qualquer coisa para ajudá-la".
"Guardei as cartas e as levei comigo quando fui conversar com a Helen e disse: 'Lembra que você perguntou se poderia me ajudar com alguma coisa? Eu queria seu útero emprestado, pode ser?'", contou Alex durante a entrevista.
Helen disse que sua primeira reação foi dizer "sim, sem problemas". No entanto, depois de pensar um pouco, percebeu que se tratava de algo muito importante.
"Analisamos bem a situação e decidimos que não havia nenhum problema", contou a irmã mais velha.
Charlotte, que doou os óvulos, disse que seu marido ficou preocupado com a situação, mas que o casal participou de sessões terapêuticas e de aconselhamento e decidiu ajudar Alex.
"É preciso analisar os prós e os contras. Os psicólogos tiveram que assegurar que não estávamos fazendo isso porque nos sentíamos pressionados, mas porque queríamos fazer", disse Charlotte.

Três mães
Alex conta que o primeiro filho, Charlie, se parece muito com Charlotte.
"As pessoas dizem que dá para identificar algumas feições do meu marido, Shaun, mas que ele lembra muito a Charlotte. Ele realmente tem jeitos e faz algumas coisas que me lembram muito ela", disse Alex.
Oliver, o segundo filho, já está com 15 semanas. Segundo Alex, ele se parece mais com Shaun do que com sua irmã gêmea.
"Os dois são garotos muito bonitos", disse ela.


FONTE:G1
link do postPor anjoseguerreiros, às 10:30  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO