notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
2.5.09

Exame clínico adequado pode diagnosticar até 70% das doenças.
Em qualquer idade, clínico geral deve ser consultado anualmente.


Um acompanhamento médico adequado e exames clínicos meticulosos podem diagnosticar precocemente doenças cujos tratamentos são mais eficazes quando são iniciados mais cedo. Mais do que exames de rotina feitos anualmente, Antônio Carlos Lopes, professor de clínica médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, afirma que com um bom exame clínico é possível fazer 70% dos diagnósticos.
“Um exame clínico meticuloso inclui uma boa conversa com o paciente, para saber sobre seus hábitos de vida, a prática de atividades físicas, os antecedentes familiares, e um relatório sobre o funcionamento dos órgãos e sistemas do paciente. Depois disso, é preciso que o médico examine todo o paciente, inclusive pele, unhas, língua e boca, por exemplo”, diz Lopes ao G1.
A ministra da Casa Civil Dilma Roussef descobriu um linfoma durante exames de rotina. O linfoma é um tipo de câncer do sistema linfático. A ministra tem a forma mais agressiva de linfoma. Mas, como a doença foi descoberta num estágio bastante inicial, as chances de cura são grandes.
A partir do levantamento de hipóteses de diagnóstico pelo exame clínico, o médico deve pedir exames laboratoriais complementares para que seja feito um acompanhamento da saúde do paciente. “Todos os exames solicitados pelo médico e a frequência com que esses exames devem ser realizados dependem diretamente dos antecedentes familiares dessa pessoa, então é muito difícil traçar um calendário de exames. Um check-up verdadeiro é uma boa consulta médica”, diz o especialista.
Vale ressaltar que, em qualquer idade, homens e mulheres devem consultar um clínico geral anualmente para que ele possa avaliar a necessidade de exames mais específicos. Um bom check-up começa, de fato, nessas consultas.

Mulheres

Após a primeira menstruação
Após a primeira menstruação, a mulher deve consultar um ginecologista, que fará uma avaliação geral de sua saúde com exames de dosagens hormonais. Outros eventuais exames, como por exemplo ultrassonografias, devem ser determinados após um exame clínico sobre os hábitos da paciente e antecedentes familiares.

Após o início da vida sexual
Após o início da vida sexual, além dos exames clínicos de toque, a mulher deve realizar anualmente o papanicolau, mamografias (caso a mulher tenha antecedentes de câncer de mama) e triagens gerais como exames de hormônio, glicemia, triglicéride, colesterol, ácido úrico e hemogramas.

A partir dos 45 anos (ou 40 anos, em caso de fumantes)
Além dos exames ginecológicos e as triagens já indicadas, a mulher deve realizar exames ergométricos, para avaliar a saúde do coração, e tomografia do tórax. A ultrassonografia é indicada conforme a necessidade de cada paciente, avaliada pelo médico.

Homens

Antes dos 40 anos
Antes dos 40 anos, o homem deve ir ao médico anualmente e realizar exames regulares de triagens gerais, como colesterol, triglicéride, glicose, ácido úrico e hemograma. Outros exames mais específicos dependem da avaliação feita pelo médico durante as consultas que devem ser feitas anualmente.

A partir dos 40 anos
A partir dos 40 anos, além das triagens gerais já citadas, o homem deve realizar testes ergométricos, tomografia de tórax, colonoscopia, que previne o câncer colo-retal, e o exame de próstata, que previne o câncer de próstata. A frequência com que cada um desses exames deve ser realizado é determinada pelo médico que acompanha o paciente.

Fonte: G1
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 17:20 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO