notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
5.3.09
Uma pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Radboud, Holanda, sugere que as pessoas tendem a consumir álcool quando veem pessoas bebendo em filmes ou em comerciais enquanto assistem à TV.
Os pesquisadores monitoraram o comportamento de 80 jovens enquanto eles assistiam televisão e descobriram que os que viam mais referências a bebidas alcoólicas bebiam duas vezes mais do que os que não as viam.
"Nosso estudo mostra claramente que mostrar bebidas alcoólicas em filmes e propagandas não apenas afeta as atitudes das pessoas e as regras para bebida na sociedade, mas pode funcionar como uma sugestão que afeta o desejo e o subsequente consumo de bebida", afirmou o pesquisador que liderou o estudo Rutger Engels.
A pesquisa foi publicada na revista especializada Alcohol and Alcoholism .
A equipe de cientistas dividiu os 80 jovens, com idades entre 18 e 29 anos, em quatro grupos.
O primeiro grupo assistiu ao filme American Pie - A Primeira Vez é Inesquecível
, um filme com muitas referências ao consumo de bebidas alcoólicas, e também assistiu às propagandas de bebidas que interrompiam o filme.
O segundo grupo assistiu ao mesmo longa sem interrupções de propagandas.
O terceiro grupo assistiu ao filme 40 Dias e 40 Noites,
longa que tem menos referências a bebidas alcoólicas, interrompido por propagandas de bebidas.
O grupo final assistiu ao mesmo longa, mas sem as interrupções.
Durante a exibição os participantes tinham acesso a uma geladeira que continha cerveja, pequenas garrafas de vinho e refrigerantes.
Os que assistiram American Pie - A Primeira Vez é Inesquecível
com as propagandas de bebidas consumiram quase três garrafas de bebidas alcoólicas, em comparação a 1,5 garrafa consumida por aqueles que assistiram 40 Dias e 40 Noites
sem as propagandas de bebidas.
De acordo com o pesquisador Rutger Engels as descobertas da pesquisa sugerem que existem razões para restringir as propagandas e introduzir mensagens de alerta em filmes.
Mas Engels acrescentou que são necessários mais estudos para estabelecer as implicações das propagandas e referências a bebidas em filmes sobre o consumo de álcool a longo prazo.
O diretor-executivo da organização britânica Alcohol Concern,
Don Shenker, disse que o estudo reforça a necessidade de se restringir ainda mais a propaganda de bebidas alcoólicas ou de se considerar sua proibição definitiva.
"Infelizmente a propaganda e promoção de
bebidas alcoólicas em filmes e na televisão geralmente apresenta o ato
de beber apenas como um ritual social positivo e não mostra os danos
potenciais que a bebida pode causar", afirmou.
Normas da União Europeia determinam que os anúncios de bebidas veiculados nos países do bloco não podem promover o consumo usando crianças ou mostrar a
bebida como uma ferramenta para sucesso social ou sexual.
A propaganda
também não pode encorajar o excesso de bebida.



link do postPor anjoseguerreiros, às 12:37  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
blogs SAPO