notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
5.2.09
BANGALORE - O Google lançou nesta quarta-feira um software, batizado de Latitude, que permite que os usuários de celulares e outros dispositivos móveis possam compartilhar automaticamente sua localização com a família e amigos, através do Google Maps. O serviço está disponível em 27 países, incluindo o Brasil.
A empresa, que vive cercada por críticas em relação a forma como lida com a privacidade dos seus usuários, argumenta que o serviço é uma forma de saber onde estão seus amigos, "uma questão central nas nossas vidas sociais hoje em dia".
"Agora você pode fazer coisas como ver que sua esposa está presa no tráfego voltando do trabalho, saber que um amigo está na cidade para o fim de semana e se tranquilizar quando o avião de um ente querido pousar em segurança, apesar do mau tempo", diz um post assinado por Vic Gundotra, diretora de mobilidade da empresa. Claro que diversas outras aplicações para a tecnologia podem ser imaginadas, muitas delas não tão nobres.
Através do Google Latitude, é possível manter outras pessoas constantemente informadas sobre sua localização. Controles permitem que os usuários selecionem quem recebe a informação. Pode-se também desligar o serviço a qualquer momento, informou o Google em seu site.
"Diversão à parte, reconhecemos o quão delicados são os dados de localização, então criamos controles de privacidade bastante restritos dentro do aplicativo" - afirma o Google em comunicado publicado em seu blog oficial - "Você não somente controla exatamente quem pode ver sua localização, mas também decide que locais eles podem ver."
Operadoras de telefonia dos Estados Unidos como a Verizon Wireless e Vodafone já oferecem um serviço similar chamado Loopt, que também funciona com o iPhone da Apple.
O Latitude funciona em celulares Blackberry e aparelhos que executam o sistema Symbian S60 ou Windows Mobile. Alguns celulares com sistema Android, criado pelo Google, também são compatíveis. O Google informou que eventualmente o serviço poderá ser executado no iPhone e iTouch e em muitos celulares da Sony Ericsson.
Em 2005, o Google comprou, mas acabou fechando, um serviço de localização que usava mensagens de texto para avisar usuários de celulares sobre a proximidade de amigos.


link do postPor anjoseguerreiros, às 08:36  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9




arquivos
blogs SAPO