notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
31.1.09
RIO -O número de casos de miopia está aumentando em todo o mundo e um dos principais fatores de risco é o hábito de passar horas diante do computador ou jogando games em frente à TV, revela reportagem publicada na edição deste domingo do jornal O Globo. O problema já alcança proporções epidêmicas em países como o Japão, com 70% de míopes, e a China, onde a incidência é de 60%. No Brasil, calcula-se que a dificuldade para enxergar de longe atinja 30% da população. Em especial as crianças .
Estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta que oito em cada dez crianças em idade pré-escolar nunca passaram por exame de vista, e 12% delas precisam de óculos. O assunto ganhou tanta importância que já existe um projeto de lei tramitando em São Paulo para obrigar as escolas a fazerem exames de vista compulsórios.
- Hipermetropia, a dificuldade de ver de perto, é o vício de refração de maior prevalência entre as crianças brasileiras. Porém a incidência de miopia tem aumentado.
Num estudo com 360 crianças, coordenado pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas, foi constatado que a miopia transitória pode se tornar permanente se a criança não for orientada a descansar a visão após cada hora em frente ao computador.
- O brasileiro passa horas na internet. A criança tem o braço curto e acostuma seu olho àquela distância. Além disto as telas cada vez menores de palms e videogames exigem maior esforço visual.


tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 17:47  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO