notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
31.12.08

SÃO PAULO - O último dia do ano foi comemorado na Liberdade com o Moti Tsuki Matsuri. Em português, significa festival do bolinho da prosperidade.
A cerimônia é realizada desde 1976 no Brasil e comemora a passagem do ano com base no Xintoísmo, religião oficial do Japão. O tambor deu as boas-vindas a 2009, ajudando a descarregar o ambiente. Segundo a tradição japonesa, o moti (bolinho de arroz) só pode ser comido no primeiro dia do ano. O ideal é comê-lo com molho shoyu, com açúcar.
Os onamoris são como amuletos, da sabedoria, do amor e da proteção. Em papéis, são escritos os pedidos para o ano que chega.
O bolinho é preparado por homens e mulheres, que se dividem entre as mesas e os pilões. Para os japoneses, a produção coletiva simboliza a união, um valor importante na cultura oriental.
Centenas de pessoas esperaram para pegar o seu bolinho e passar com ele, os amuletos e os pedidos pelo arco da purificação. A travessia do portal tem que ser feita com o pé direito.
Na saída, um ministro xintoísta fica com os papeizinhos, que depois são encaminhados aos deuses de uma forma curiosa.
- Todos os pedidos a gente junta e queima em uma cerimônia, para que eles sejam atendidos - explica Lilian Tashima, ajudante.
O bolinho pode ser assado ou frito, mas deve ser dividido entre parentes e amigos, para reforçar o espírito de união e fraternidade que envolve o preparo da comida.


link do postPor anjoseguerreiros, às 13:53 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Dezembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26



arquivos
visitas
subscrever feeds
blogs SAPO