notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
10.4.09
SÃO PAULO - A semana litúrgica mais intensa do calendário católico, que vai até o domingo de Páscoa, é celebrada em todo o país com manifestações que lembram a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Na madrugada desta quinta-feira, cinco cidades brasileiras realizaram a procissão do fogaréu. Homens vestidos de túnicas e encapuzados, de pés descalços e segurando tochas relembraram uma das passagens bíblicas desse período: a busca e prisão de Jesus no Monte das Oliveiras.
O espetáculo aconteceu nas cidades de Goiás (GO), Caxias (MA), Parati (RJ), Nazaré da Mata (PE) e Oeiras (PI). Em Goiás, onde a encenação acontece há mais de 260 anos, a igreja de São Francisco representou o Monte das Oliveiras. As luzes das casas e ruas foram apagadas e tochas iluminaram o caminho dos 40 'soldados' que estavam à procura de Jesus. Ao som de tamboretes, uma multidão de 30 mil fiéis acompanhou a encenação, também carregando tochas nas mãos. O ponto alto da procissão foi surgimento do estandarte com a imagem de Jesus, anunciando que ele foi preso e crucificado. Uma missa encerrou a procissão.


Em Belo Horizonte, os católicos lotaram na manhã desta quinta-feira o ginásio do Mineirinho , para a missa dos Santos Óleos. Na celebração, realizada por 500 padres, são benzidos os óleos que serão utilizados durante todo o ano nas crismas, batismos e unção dos enfermos.


Em São Luís do Maranhão, o arcebispo da cidade dom José Belisário da Silva também celebrou a missa dos santos óleos e à noite reza a missa do Lavapés, relembrando quando Jesus lavou os pés dos 12 apóstolos. Este ritual faz emergir os sentimentos de amor ao próximo, de compaixão, ensina a humildade, igualdade e fraternidade entre os homens.

Na cidade de Nova Jerusalém, a 180 quilômetros de Recife, 60 atores e 500 figurantes encenam até sábado, a Paixão de Cristo. Há 42 anos o espetáculo é apresentado. Este ano, Jesus é interpretado pelo ator Murilo Rosa. Também estarão no elenco Oscar Magrini, como Pilatos, Emanuelle Araujo, como Maria Madalena, Carlos Reis no papel de Herodes. A apresentação começou no dia 3 de abril e mais de 70 mil pessoas devem assistir o espetáculo, que tem duração de duas horas. A cidade teatro foi construída em meio à paisagem árida do agreste nordestino e é semelhante a da Judéia.


Em Salvador, as monjas do Mosteiro da cidade, que vivem reclusas e dificilmente saem do convento, entoaram o canto gregoriano como parte das comemorações da Semana Santa, no bairro de Coutos. Por quase uma hora, elas cantaram rezando. O canto é uma herança do papa Gregório Magno, monge beneditino que viveu em Roma no século VI. As vozes dispensam instrumentos musicais, mas em alguns momentos as monjas acompanharam a reza com cítara e flauta.
A liturgia, iniciada com a Missa do Domingo de Ramos, prossegue até domingo

Em São Paulo, a Catedral da Sé realizou nesta sexta a Procissão do Senhor Morto, às 18h30m, e deve realizar a Vigília Pascal, no sábado, com a benção do fogo e da água. No domingo, às 11h, será a o cardeal Dom Odilo Scherer celebra a Missa da Ressurreição do Senhor.
No Rio de Janeiro, haverá procissão às 17h30m de sexta, em direção à Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Nos Arcos da Lapa, às 18h30m, será encenada a Paixão de Cristo. A vigília Pascal será na Catedral de São Sebastião. No domingo serão realizada a missa de Páscoa na Catedral de São Sebastião e, em seguida, será servido almoço para a população de rua.

Em Porto Alegre, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza Via-Sacra e procissão do Senhor Morto às 18h desta sexta e vigília pascal às 18h. No domingo de Páscoa serão celebradas quatro missas, a última delas às 18h.
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 12:41  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO