notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
23.4.09

O prefeito de Londrina (PR), Padre Roque (PTB), assinou nesta quinta-feira um decreto proibindo que a população alimente pombos na cidade. A ideia é diminuir a quantidade de pombos no município, que sofre com a superpopulação da espécie.
Pelo decreto, fica proibida a alimentação de pombos livres na cidade, tanto em áreas públicas quanto em particulares.
"É muito importante que a população não alimente a espécie, já que com isso, os pombos ficam acostumados com o alimento e não vão para o seu habitat natural procurar a comida", afirmou Solange Vicentin, promotora de Meio Ambiente em Londrina.

SXC

O decreto deve diminuir o número de pombos na cidade, que sofre com a superpopulação
Segundo a prefeitura da cidade, além da proibição, o decreto municipal prevê ações integradas entre as secretariais municipais da Saúde, do Meio Ambiente e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), para controlar a proliferação de aves na cidade.
Entre as ações prevista, está a criação de um site para a apresentação de sugestões e medidas que tenham funcionado em outras cidades para prevenir o surgimento de mais pombos em Londrina.
O decreto estipula ainda a criação de um grupo técnico para auxiliar e comandar a realização das ações no combate às aves.

Saúde pública

De acordo com o secretário de Saúde, Aparecido Andrade, a superpopulação das aves na cidade é uma questão de saúde pública, já que uma das formas de transmissão de doenças como "criptococose" e "neurocriptococose" é a inalação de poeira resultante de fezes de pombos.
"São patologias que têm o pombo como principal transmissor. A questão dos cuidados com os animais vai de encontro com a saúde pública e, por isso, a secretaria também integra este trabalho proposto pelo decreto", disse.
As doenças podem afetar o aparelho respiratório e, no caso da criptococose, atingir também o sistema nervoso central.

Fonte: Folha OnLine
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 19:29  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO