notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
19.4.09
Ahmadinejad pediu que direitos de Saberi não sejam violados

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad afirmou que a jornalista iraniana-americana Roxana Saberi, condenada a oito anos de prisão por espionagem no Irã, tem que ter o direito legal de se defender.
Ahmadinejad afirmou que os direitos de Saberi e do blogueiro iraniano-canadense Hossein Derakhshan, detido em novembro passado, não podem ser violados de forma alguma.
O pedido veio em uma carta enviada de seu gabinete à promotoria de Teerã, informou a mídia estatal, um dia depois de Saberi ter sido condenada.
O governo americano expressou preocupação pela sentença ditada à jornalista em um julgamento secreto, de apenas um dia, em Teerã.
A intervenção de Ahmadinejad é bastante incomum, de acordo com o correspondente da BBC em Teerã.
O advogado de Saberi já declarou que vai apelar da decisão. A jornalista, que foi presa em janeiro, nega as acusações e planeja iniciar uma greve de fome, segundo seu pai.

Pedido

"Por favor, tomem as medidas necessárias para garantir que o processo de examinar as acusações contra os indivíduos acima citados (Saberi e Derakhshan) seja justo e cuidadoso, observando a justiça e as regulamentações", disse Ahmadinejad na carta.
"Por favor, observem pessoalmente o processo para garantir que os réus tenham acesso aos seus direitos legais e liberdade para se defenderem, e que seus direitos não sejam violados de forma alguma", teria dito o presidente, de acordo com a agência estatal de notícias iraniana Irna.
O presidente americano, Barack Obama, se disse "profundamente decepcionado" com a sentença imposta à jornalista, afirmou seu porta-voz no sábado.
O veredicto foi anunciado apesar dos pedidos do governo Obama pela libertação de Saberi e da abertura diplomática em relação ao Irã depois de três décadas de relações cortadas.

Pais de jornalista temem por sua saúde (foto)

A sentença levanta suspeitas de que o caso tenha sido assumido por alguns políticos de linha-dura dentro do governo iraniano, dispostos a sabotar qualquer reconciliação, disse o correspondente da BBC em Teerã, Jon Leyne.
Segundo ele, não está claro se o presidente sugere que o processo legal não foi seguido, ou se ele está simplesmente enfatizando a importância da Justiça nesses casos mais sensíveis.
Os senadores do Estado de North Dakota, de Saberi, descreveram a sentença como um erro chocante da Justiça, que danificaria a credibilidade internacional do Irã.
Roxana Saberi trabalhou como repórter para uma série de empresas jornalísticas, entre elas a BBC, a NPR (rádio pública americana) e a Fox News.
Originalmente, a jornalista foi acusada de comprar álcool (crime considerado mais leve) e mais tarde de trabalhar como jornalista sem a credencial adequada.
Em menos de duas semanas, no entanto, surgiram as acusações de espionagem e ela foi julgada pela Corte Revolucionária e condenada a oito anos de prisão.
Com nacionalidade iraniana e americana, Saberi passou seis anos no Irã estudando e escrevendo um livro.

Fonte: BBC Brasil
link do postPor anjoseguerreiros, às 18:46 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO