notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
26.2.09
LONDRES (Reuters) - Beber apenas uma dose de álcool por dia não evita que aumente o risco de várias formas de câncer em mulheres, mostrou um estudo publicado nesta terça-feira na Grã-Bretanha.
As conclusões publicadas na revista do Instituto Nacional do Câncer mostram que os riscos provocados pela bebida podem superar quaisquer benefícios associados com o consumo moderado de álcool, acrescentaram os pesquisadores.
"Essas conclusões sugerem que mesmo níveis baixos de consumo de álcool aumentam o risco de câncer de mama, fígado e reto em mulheres, além do risco de tumores na boca e na garganta caso sejam fumantes," disse Naomi Allen, pesquisadora da Universidade de Oxford que coordenou o estudo, em comunicado.
O câncer é a principal causa de óbitos no mundo, matando 7,9 milhões de pessoas a cada ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Tumores de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama são os principais casos.
Estudos anteriores haviam relacionado o álcool com um aumento no risco de câncer de mama, e médicos sabem que o consumo pesado de álcool eleva a chance de desenvolvimento de outros tumores.
"Do ponto-de-vista do risco de câncer, a mensagem deste estudo não poderia ser mais clara," disseram Michael Lauer e Paul Sorlie, do Instituto Nacional de Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos, que não esteve envolvido na pesquisa.
"Não há um nível que possa ser considerado seguro para o consumo de álcool."
A equipe de pesquisadores analisou dados recolhidos nos registros nacionais de saúde de mais de 1 milhão de mulheres de meia-idade na Grã-Bretanha, que foram consultadas para participar do estudo entre 1996 e 2001.
"A existência de um grande número de mulheres em várias populações que têm um consumo moderado de álcool significa que a proporção de tumores que podem ser atribuídos à bebida é uma importante questão de saúde pública," escreveu a equipe de Allen.


Por Michael Kahn


tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 07:55 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9




arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO