notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
12.1.09
SÃO PAULO - Um novo caso de morte por febre amarela silvestre registrado na cidade de São Carlos levou a secretaria de estado da Saúde a ampliar o número de municípios com vacinação preventiva contra a doença para os viajantes. A nova relação das regiões consideradas de risco passa a incluir, a partir de agora, 38 municípios da região de Bauru e 11 da de Araraquara.
Qualquer pessoa, a partir dos 9 meses de idade, que for para uma destas 49 cidades deve tomar a vacina contra a febre amarela pelo menos com 10 dias de antecedência, caso não tenha recebido nenhuma dose nos últimos 10 anos.
Desde dezembro a secretaria já vinha realizando, em parceria com as prefeituras das cidades incluídas na lista, a vacinação da população localizada em áreas rurais. A medida deve se estender até fevereiro, totalizando cerca de 80 mil pessoas vacinadas. Na seqüência deverá ser iniciada a imunização dos habitantes de áreas urbanas.
Segundo a secretaria, no caso da morte registrado em São Carlos, a vítima contraiu a doença em região de mata e o óbito aconteceu no final de 2008. Por isso, foi tomada a decisão de vacinar as pessoas a região de Araraquara. Já os municípios da região de Bauru também foram incluídos por ficarem próximos da região de São José do Rio Preto, onde no ano passado foram detectados óbitos em macacos, também por febre amarela silvestre.
Os novos municípios da região de Araraquara incluídos na lista de vacinação preventiva são: Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Ribeirão Bonito, Dobrada, Dourado, Ibitinga, Santa Ernestina, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju. A região de Bauru teve todos os seus municípios incluídos na área de risco. A lista completa de regiões do Estado de São Paulo e do Brasil para as quais a vacina contra a febre amarela é recomendada pode ser acessada pelo link http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/zoo/fa08_novas_areaviaja.htm.
- A vacinação é a única medida que temos para evitar a contaminação da doença. Por isso é muito importante que as pessoas que vão para essas regiões tomem a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência - afirma Helena Sato, coordenadora de imunização da Secretaria.
Doença é transmitida por mosquitos
A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte em uma semana, se não for tratada rapidamente. Após a picada do mosquito infectado, a doença demora de três a seis dias para se manifestar. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina.
As pessoas que já foram imunizadas há menos de dez anos não precisam ser revacinadas. Pessoas imunodeprimidas (portadores de doenças que afetam o sistema imunológico do organismo) não devem tomar a vacina. Nesses casos, a vacinação é contra-indicada porque pode provocar reações graves, levando até mesmo à morte.
Os postos de vacinação contra a febre amarela estão disponíveis no site: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/posto_fad1.htm

MELHOR PREVENIR!!!

tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 11:54 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO