notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
28.3.09
O jornalista A.J. Jacobs conta em seu livro, minúcias hilariantes de como viver um ano em Manhattan, seguindo o mais literalmente possível as regras da Bíblia. Após ler o Livro Sagrado ele anotou cada regra encontrada, dando um total de 72 páginas com mais de 700 orientações. Cumpriu-as durante 387 dias. Foram 8 meses seguindo o Vellho Testamento. Entre as regras, estão as mais conhecidas, como amar ao próximo, pagar o dízimo, não cobiçar a mulher alheia. Mas também estão as normas absurdas, como apedrejar os blasfemos, bater nas crianças com vara ou arrancar um olho do pecador.
A graça do livro e de sua denúncia bem-humorada de que o literalismo bíblico pode levar à idiotia, está no cumprimento rigoroso das normas mais exóticas. São coisas como evitar roupas com fibras misturadas, especialmente lã e linho. Ou passar azeite de oliva na cabeça, tocar harpa de dez cordas, assoprar uma corneta no início de cada mês. andar com dinheiro amarrado à mão e deixar a barba crescer - o que levou a barba do autor a virar presa fácil do zíper da jaqueta e abrigo constante do capuccino. A Bíblia também proíbe tocar nas mulheres menstruadas (o aut or pensou em fazer uma planilha com o ciclo menstrual de suas colegas de trabalho) e manda nunca pronunciar o nome de outros deuses. Como a palavra quinta feira em inglês (thursday) vem do deus nórdico Thor, Jacobs sentiu-se na obrigação de dizer; "vamos almoçar no quarto dia útil da semana?".
A mais surpreendente descoberta de Jacobs é a de que ele não está só. Ele achou um rabino ortodoxo que, microscópio em punho, vai à casa dos fiéis examinar as fibras das roupas para evitar mistura. Descobriu que 50000 judeus, em Israel e na Califórnia desligam o aquecedor para não "negociar" com a companhia de energia.
Em Israel e em três estados americanos, fundamentalistas tentam produzir uma vaca vermelha, pois a Bíblia diz que a purificação verdadeira está em matar uma vaca vermelha, queimá-la em madeira de cedro e aspergir as cinzas, misturadas em água, sobre a própria cabeça.
Jacob descobriu uma empresa, em Utah, que aluga todos os filmes de Holliwood com cenas de violência e sexo devidamente cortadas.


Fonte: Revista Veja
link do postPor anjoseguerreiros, às 16:58  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
blogs SAPO