notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
27.4.09
O MPF (Ministério Público Federal) no Rio de Janeiro recomendou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que passe a exigir a inclusão de frase nas latas de bebida com alertas ao consumidor para lavar a lata antes do consumo.
O procurador da República Claudio Gheventer investigou a contaminação das latas de bebidas antes de encaminhar a recomendação. Em resposta ao MPF, o Cetea (Centro de Tecnologia de Embalagem) informou que há um relevante grau de contaminação de latas provenientes dos quiosques e ambulantes, por causa das más condições de armazenagem e manuseio.
Nesses casos com maior contaminação, os consumidores costumam beber direto das latas, sem higienizá-las antes. Segundo um estudo do Cetea, a lavagem das latas chega a reduzir a contaminação microbiológica em cerca de 99%.
'De acordo com o estudo, a lavagem das latas com água corrente reduziu, em média, a contaminação microbiológica em 98,4% e 31,2% de aeróbios mesófilos e de bolores e leveduras, respectivamente; enquanto que a lavagem com detergente doméstico e água corrente reduziu, em média, tal contaminação em 99,8% e 72,0%, respectivamente', afirma o procurador Claudio Gheventer.
O MPF fixou prazo de 45 dias para a Anvisa informar as providências tomadas para sanar o problema apontado, caso contrário responderá a um processo na Justiça por omissão.


fonte: notícias BOL
link do postPor anjoseguerreiros, às 12:29 

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO