notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
10.1.09
RIO - Frevo, maracatu, caboclinho, ciranda, coco, samba, rock, reggae, manguebeat fazem a folia de quem passa o carnaval dividindo-se entre Recife e Olinda. Em cada esquina, um ritmo, uma festa que mistura batuques ao ar livre, na rua, gratuitamente, e transformam as duas cidades num grande espetáculo para todas as idades. As prévias, que vão animar os fins de semana de fevereiro anteriores ao carnaval (de 21 a 24 de fevereiro) não deixam a desejar em matéria de agito, com a presença esperada do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, entre outros convidados. Este ano, o Carnaval Multicultural 2009 de Recife presta homenagem ao compositor Carlos Fernando, aos já falecidos artista plástico Cícero Dias e ao criador do Galo da Madrugada, Enéas Freire. Os cinco dias de folia em Recife exibem mais de três mil apresentações de chão, reunindo 430 agremiações carnavalescas e shows com mais de 180 artistas regionais, nacionais e internacionais. Shows, desfiles de blocos e fantasias fazem um espetáculo diferente em cada esquina.
Isto, sem falar nas prévias do carnaval, que prometem esquentar os 'tambores' nos fins de semana de fevereiro. Antecipando a folia, o Bloco da Pautaria, reúne jornalistas e artistas no dia 31 de janeiro. E, na semana pré-carnavalesca, a Frevioca faz mais de 40 apresentações por toda a cidade. Além de levar música e alegria, a Frevioca é símbolo da resistência cultural pernambucana. São duas 'freviocas', especialmente decoradas, circulando por toda a cidade. Passam pelo corredor do frevo e participam do Galo da Madrugada, levando animação do Centro do Recife para os bairros mais distantes e vice-versa.
Nos dias do carnaval, Recife se divide em 16 pólos de folia, oito no centro de Recife e oito descentralizados nos bairros. Mas o palco principal da festa fica no Marco Zero, onde se apresentam artistas nacionais convidados e pernambucanos ilustres. A cena alternativa musical também tem espaço garantido no Rec Beat com sons regionais e muito rock. A diversão em família fica por conta dos desfiles de agremiações, onde pais caem no passo enquanto os filhos se divertem fantasiados como nos antigos carnavais.
E, para quem está planejando sua viagem, nesta época, diz o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), José Otávio de Meira Lins, os hotéis costumam trabalhar com uma taxa de ocupação próxima de 100%, alguns com lotação completa, por isso, quem procura uma vaga nos hotéis deve planejar com antecedência.
Veja abaixo a programação de prévias e de blocos de carnaval em Recife e Olinda:
PRÉVIAS
Bloco da Pautaria - Jornalistas, músicos e artistas têm encontro marcado no Bloco da Pautaria, que acontece dia 31 de janeiro às 16h no bairro de Santo Amaro, na Rua do Lima. O sambista João do Morro é a atração principal.
Guaiamum Treloso- A troça percorre as ruas de Casa Forte e Poço da Panela no dia 7 de fevereiro. O ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, o irreverente sambista João Morro e o cantor China, que faz uma participação especial no show de João do Morro e os Cara prometem dar as caras por lá.
Acorda pra Tomar Gagau- Baile de Carnaval no dia 24 de janeiro no Clube Alemão. O desfile acontece dia 14 de fevereiro pelas ruas da Zona Norte do Recife dos bairros de Aflitos e Parnamirim, atraindo até 30 mil foliões dos mais jovens e descolados da cidade.
Chocalho do Neno- Com oito anos de história, o Chocalho do Neno faz sua concentração na Rua Padre Roma em frente ao Bar do Neno em uma animada prévia no dia 14 de fevereiro com muito samba e frevo. O bloco costuma reunir as famílias que querem se divertir na rua. Este ano, haverá concurso de fantasia com sorteio de prêmios como uma viagem a Fernando de Noronha para o traje mais característico. Rua Padre Roma, nº 722, Parnamirim - Recife.
Sala da Justiça - Um dos mais animados blocos da 'juventude deslocada pernambucana' é o da Sala da Justiça, que conta com o baile Enquanto Isso na Sala de Justiça como prévia (data ainda a ser divulgada) e concentração no Alto da Sé em Olinda, durante o domingo de Carnaval. A criatividade reina entre os super-heróis de todos os tipos.
Só Como na Rua-dia Bloco dos profissionais e amantes de gastronomia e culinária. No 13 de fevereiro no cais do Paço Alfândega. O kit, composto de avental e frigideira, inclui feijoada e cerveja gelada, além de samba da melhor qualidade.
CARNAVAL MULTICULTURAL 2009
Galo da Madrugada - Em 20 anos de história, o Galo da Madrugada virou sinônimo da maior brincadeira ao ar livre do mundo com mais de dois milhões de foliões. O bloco toma todas as ruas do centro histórico do Recife durante o sábado de Zé Pereira com três carros alegóricos e uma imensa escultura do Galo com mais de seis metros de altura. A concentração começa por volta das 6h, com o tradicional café da manhã reforçado no Forte das Cinco Pontas. A saída do bloco acontece no mesmo local a partir das 9h.
Acho é Pouco - Em Olinda, o bloco Eu Acho é Pouco pinta de amarelo e vermelho as ruas e ladeiras de Olinda há mais de 30 anos, com frevo e batuques. O primeiro desfile acontece no sábado de Zé Pereira, mesmo dia do Galo da Madrugada, com saída do Largo do Mosteiro de São Bento.
Quanta Ladeira - Bloco fundado há mais de 10 anos por Lula Queiroga, Lenine, Zé da Flauta, Aluizio Maluf, Lucky Luciano, Silvério Pessoa, Moraes Moreira, Karina e Daniele Hoover, o Quanta Ladeira tem concentração no domingo de Carnaval no Pólo Rec Beat, ao lado do Cais da Alfândega, no Recife Antigo. Irreverente, o bloco faz músicas com sátiras políticas e de acontecimentos contemporâneos, além de paródias a conhecidas canções, tornando a festa um espetáculo pra lá de anárquico.
Tambores Silenciosos - Na segunda-feira de carnaval, a Noite dos Tambores Silenciosos traduz a fé, misticismo e cultura negra em batuque de carnaval no Pátio do Terço, no bairro de São José, no Recife, a partir das 20h. Grupos de batuqueiros tocam em homenagem à Virgem do Rosário, padroeira dos negros, e à meia-noite silenciam por um minuto.
Encontro de Bonecos Gigantes- As manhãs de carnaval enchem de cores as ladeiras de Olinda, onde as troças tocando frevo e maracatu animam a folia dos bonecos gigantes e de gente fantasiada. Na terça-feira de Carnaval, a partir das 10h, acontece o Encontro de Bonecos Gigantes com um desfile que costuma sair do Largo de Guadalupe em direção a Rua do Amparo, passando pela Prefeitura de Olinda.
Bacalhau do Batata- Para se despedir da folia, o Bacalhau do Batata sai na Quarta-feira de Cinzas. Do Alto da Sé, em Olinda, os foliões se divertem em uma homenagem ao garçom Izaías Pereira da Silva, o Batata.
Os pólos da folia
No centro de Recife, os pólos da folia são: (Pólo Recife MulticulturalMa rco Zero); Pólo das Fantasias e Carnaval Infantil (Praça do Arsenal da Marinha); Pólo Mangue (Cais da Alfândega), onde está a cena alternativa dos jovens recifenses com uma irreverência de sons e estilos; Pólo das Agremiações (Av Nossa Senhora do Carmo); Pólo de Todos os Frevos (Av Guararapes); Pólo de Todos os Ritmos (Pátio de São Pedro); Pólo Afro (Pátio do Terço); Pólo das Tradições (Pátio de Santa Cruz).
Os bairros mais distantes reúnem outros oito pólos nos bairros de Chão de Estrelas, Casa Amarela, Nova Descoberta, Alto José do Pinho, Várzea, Jardim São Paulo, Santo Amaro e Ibura, que recebem a folia com infra-estrutura e grandes atrações locais e nacionais.

APROVEITEM AS FÉRIAS PARA DAR UMA OLHADA

FONTE:http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2009/01/09/carnaval-multicural-2009-em-recife-homenageia-carlos-fernando-cicero-dias-eneas-freire-590512361.asp
link do postPor anjoseguerreiros, às 19:33  comentar

De trio eletrico a 15 de Janeiro de 2009 às 13:19
Primeiramente parabens! pelo blog
Acreditando ser de total interesse desse blog espetacular
quero indicar acreditando ser de muita utilidade para o publico em geral
obrigado
www.zigbr.com

De Maria Célia a 15 de Janeiro de 2009 às 13:47
AGRADECEMOS SUA PARTICIPAÇÃO E OS ELOGIOS, CLARO!
VOLTE SEMPRE
MARIA cÉLIA E CARMEN

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO