notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
21.4.09

O presidente do Sudão, Omar al Bashir, objeto de uma ordem de prisão da TPI (Tribunal Penal Internacional) por violações dos direitos humanos em Darfur, desembarcou nesta terça-feira na Etiópia para uma reunião com autoridades locais.
A informação foi confirmada pelo embaixador adjunto sudanês em Addis Abeba, Akuei Bona Malwal.
Esta é a sexta viagem ao exterior do presidente sudanês desde que a TPI emitiu, em 4 de março, uma ordem de prisão contra ele por crimes de guerra e contra a humanidade na província sudanesa de Darfur, afetada por um conflito armado desde 2003, que segundo a ONU provocou 300 mil mortes.
O governo etíope, que não é membro do TPI, anunciou que não aplicaria o mandato de prisão.

Histórico

A última viagem realizada por Bashir foi uma "pequena peregrinação" na cidade de Meca, na Arábia Saudita. Na ocasião, o ministro saudita de Relações Exteriores, Saud al Faisal, disse que a ordem de prisão do presidente sudanês foi uma decisão política que não ajudará na estabilização do Sudão.
Anteriormente, Bashir visitou Eritreia, Líbia e Egito. Além disso, compareceu à cúpula da Liga Árabe realizada na segunda-feira passada na capital do Catar, Doha.
Durante o evento, diversos líderes árabes demonstraram apoio ao presidente sudanês, o qual exigiu o respeito à soberania de cada país e reafirmou que não respeitará as resoluções do TPI.
O presidente corre o risco de ser preso nas viagens exteriores, ao menos que visite países que não sejam membros do TPI, como no caso a Arábia Saudita. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também, desafiou o órgão e pediu a prisão do ex-presidente americano George W. Bush (2001-2008) e convidou Bashir para visitar a América Latina.

colaboração para a Folha Online
da Efe
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 09:37 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO