notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
8.4.09
PARIS (AFP) - Pelo menos 2,5 bilhões de pessoas, em uma centena de países tropicais, estão expostas ao risco de infecção por dengue, doença tropical em plena expansão e a mais disseminada após a malária, anunciaram especialistas, nesta terça-feira, em Paris.
Como causa dessa "expansão geográfica", aparecem os transportes públicos, a urbanização em massa e desordenada, o modo como a água utilizada é descartada, luta insuficiente contra os mosquitos (vetores dessa espécie de "gripe tropical") e os lugares onde há água parada, favorecendo sua proliferação, destacou o Dr. Raman Velayudhan, da Organização Mundial de Saúde (OMS), em entrevista coletiva em Paris.
A coletiva foi organizada pela empresa Sanofi Pasteur, divisão de vacinas do Grupo Sanofi-Aventis, que testa, na Tailândia, uma vacina contra a dengue destinada às crianças e contra as quatro formas do vírus.
Esse estudo de eficácia, iniciado em fevereiro, deve englobar 4.002 pessoas, sendo que, dessas, dois terços receberão a vacina testada.
A Sanofi Pasteur também realiza estudos clínicos, com crianças e adultos, no México, no Peru e nas Filipinas.
"Esperamos resultados em dois anos", afirmou o Dr. Jean Lang, da Sanofi Pasteur, acrescentando que, se tudo correr bem, "por volta de 2015-2016, a vacina poderá estar disponível e, talvez, até um pouco mais cedo".
De 60 a 100 milhões de pessoas são infectadas todos os anos pela dengue no mundo. As formas graves da doença, dengue hemorrágica e dengue com síndrome de choque, que se agravam em várias regiões intertropicais, podem levar à morte (mais de 20.000 óbitos por ano), sobretudo, nas crianças abaixo dos 15 anos.


link do postPor anjoseguerreiros, às 13:44  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Abril 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO