notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
29.12.08

RIO - Médicos e cientistas ampliaram as fronteiras para a realização de transplantes e a regeneração de tecidos, criando órgãos sob medida, informa reportagem do Globo publicada neste domingo. Há duas semanas, cirurgiões da Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, reconstruíram 80% do rosto de uma mulher. Ela havia perdido um olho, todo o palato, as bochechas, grande parte do nariz e da mandíbula.
Em junho deste ano, no Hospital das Clínicas de Barcelona, a colombiana Claudia Castillo, de 30 anos, recebeu uma nova traquéia, criada em laboratório a partir das células-tronco da paciente e da traquéia de um doador morto, usada como molde. O sucesso da operação, dizem especialistas, provou que as células-tronco podem servir para formar órgãos, abrindo novas portas para a medicina regenerativa.
Em se tratando de transplantes de rosto, em Londres, médicos do Royal Free Hospital, receberam autorização do comitê de ética da instituição para realizar um transplante quase total de face. Eles vão refinar a técnica, usada pela primeira vez em 2005, quando cirurgiões franceses surpreenderam o mundo com a realização do primeiro transplante de face, feito em Isabel Dinoire, que teve o rosto dilacerado pelo próprio cachorro. A operação exigiu reconstituição de nervos e vasos sanguíneos do rosto de Isabel, que recebeu nariz, boca e queixo novos. Já no caso da paciente operada na Clínica Cleveland o transplante gerou controvérsia ética. Alguns especialistas afirmam que o procedimento altera a auto-imagem dos indivíduos. Os defensores do transplante, porém, alegam que ele é usado em pessoas desfiguradas, que não podem sequer sair de casa, e que a cirurgia é uma chance de voltarem a ter uma vida mais normal.

tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 18:01  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Dezembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26



arquivos
blogs SAPO