notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
1.3.09
RO - Bonito por natureza, o Rio de Janeiro conserva praticamente a mesma silhueta há exatos 444 anos. A cidade, que faz aniversário neste domingo, teve alguns de seus contornos modificados. Morros, como o do Castelo, foram abaixo e grandes áreas e lagoas, aterradas. Mas o mar, as matas e as montanhas que fizeram a sua fama e se transformaram nos seus principais cartões-postais permanecem como pontos de referência no mundo inteiro. Cidade maravilhosa, com certeza, como mostra reportagem de Jacqueline Costa publicada neste domingo no jornal O Globo.
Tudo começou aos pés do Morro Cara de Cão, pelas mãos do português Estácio de Sá e aos pés do Pão de Açúcar. Localizado na margem direita da barra da Baía de Guanabara, o morro foi o endereço das primeiras palhoças erguidas. O então pequeno arraial foi formado sob a invocação de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro. Depois da conquista do território, foi construída uma pequena fortificação, o embrião da Fortaleza de São João. Em 1567, a cidade foi transferida para o Morro do Castelo, extinto em 1922.
A ligação da cidade com o mar é mais do que justificada. Segunda maior metrópole do Brasil, o Rio tem um litoral com 197 quilômetros de extensão e nada menos do que cem ilhas. Com população estimada pelo IBGE de 6.161.047 habitantes, a cidade é ainda hoje considerada um espelho do Brasil.
link do postPor anjoseguerreiros, às 08:01 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO