notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
22.1.09
SHIJIAZHUANG, China - A Justiça chinesa condenou ao menos duas pessoas à morte por envolvimento no escândalo de produção e distribuição de leite adulterado que matou seis crianças e deixou até 300 mil doentes no ano passado. Outras três pessoas foram condenadas à prisão perpétua, entre elas a ex-executiva-chefe do Grupo Sanlu, Tian Wenhua. Ela e outros três ex-executivos da empresa estão presos desde setembro, acusados de participar do esquema em que melamina - substância usada na fabricação de plástico - era adicionada ao leite para forjar um aumento de sua quantidade de proteína.
Os outros executivos da empresa condenados foram os ex-vice-diretores Wang Yuliang e Hang Zhiqi, sentenciados a 15 e oito anos de prisão, respectivamente, e o ex-chefe da divisão de leite do Sanlu, Wu Jusheng, que pegou 5 anos de prisão.
Outras três pessoas já foram condenadas a penas que variam entre 5 e 15 anos. Ao todo, 13 pessoas serão julgadas pela Corte de Shijiazhuang. Outras nove serão levadas para outros tribunais. Mais de 20 foram presas após a revelação do escândalo, que abriu a discussão sobre a falta de controle dos produtos chineses por parte do governo.
Os sentenciados à morte foram Zhang Yujun - que entre outubro de 2007 e agosto de 2008 produziu e vendeu 600 toneladas de proteína em pó com melanina, e Geng Jinping, condenado por produzir e vender leite contaminado. A proteína em pó era comprada por intermediários que a adicionavam ao leite que era produzido por fazendeiros e vendido depois ao Sanlu. Os parentes das vítimas culpam a ex-executiva-chefe do grupo pelo escândalo.
- Ela (Tian Wenhua) deveria ser morta - disse Zheng Shuzhen, de 48 anos, que em junho do ano passado viu a filha morrer por uma parada de funcionamento dos rins após beber leite do Sanlu.
Segundo ela, o nome de sua filha não foi incluído na lista de seis crianças mortas no escândalo.
- Muitas crianças morreram, mas eles mantêm o número oficial baixo para que possam pegar prisão perpétua, e não a morte - disse Zheng.
A melamina agride principalmente as crianças, que podem desenvolver cálculos nos rins em caso de ingestão. O escândalo sobre seu uso na produção de leite provocou protestos contra o governo e levou diversos países a proibir a importação de produtos chineses.


tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 18:58  comentar

De Anónimo a 23 de Janeiro de 2009 às 18:50
Certíssimo o governo chinês.
Os gananciosos que só visam lucros, envenenando crianças, receberam o castigo merecido.
Se no Brasil fosse usada medidas similares, acaba tanta pouca vergonha.

De Maria Célia a 23 de Janeiro de 2009 às 19:20
Não chego ao ponto de querer que matem os gananciosos, como você os chamou, mas que necessitamos de uma pena severa e que seja feita justiça para essas pessoas.
Sem dúvida!!

Agradecemos sua participação

Maria Célia e Carmen

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO