notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
5.6.09
Rir não é uma característica unicamente humana. Pesquisadores que se dedicaram a fazer cócegas em 25 jovens primatas - entre eles três bebês humanos - e a gravar o som produzido por todos eles comprovaram que dar risadas é um traço comum a todos os grandes primatas. Isso significa que o gesto surgiu de 10 milhões a 16 milhões de anos atrás, num ancestral comum. A descoberta abre novos caminhos para o estudo da empatia e sua importância entre animais que vivem em grupo.
Há muito tempo, os especialistas que trabalham com macacos já apontavam que muitos dos comportamentos sociais humanos teriam como base sua linhagem primata. Por outro lado, alguns especialistas argumentam que o sorriso humano poderia ter uma origem diversa da de outros primatas porque seu som é diferente.
Mas as novas experiências - as primeiras a estudarem todos os grandes macacos e o homem - revelaram um padrão sonoro comum, compartilhado por todos eles, como aponta Marina Davila Ross, primatologista da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido. O grupo obteve 800 registros acústicos e conseguiu analisar cientificamente suas similaridades e diferenças.
- Nossos resultados indicam a origem pré-humana das risadas. É provável que os grandes macacos usem o som de suas risadas para interagir uns com os outros, de maneira bem similar à dos humanos - explicou a especialista, em entrevista à "Newscientist".
Davila Ross e seu grupo compararam as gravações de risadas de bebês humanos a de outros macacos de quatro diferentes espécies. Eles constataram que o riso dos humano produz sons mais harmoniosos, com suas cordas vocais vibrando em frequências mais regulares.
Já na maioria dos outros primatas, as cordas vibram irregularmente, produzindo sons mais barulhentos. O grupo também descobriu que os humanos só riem quando expelem o ar, mas os outros primatas o fazem também quando inalam.


O Globo On Line
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 08:37 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO