notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
4.1.09


  • Ajude a pessoa a procurar tratamento.
  • Marque a primeira consulta.
  • Se possível, acompanhe a pessoa em suas consultas.
  • Não despreze conversas, ameaças nem tentativas de suicídio.
  • Convide a pessoa para um passeio, um filme ou qualquer atividade que ela costumava gostar.
  • Ouça o que a pessoa tem a dizer, se ela quiser falar alguma coisa. Nem sempre é necessário dar conselhos, o mais importante é ouvir com paciência.
  • Ofereça-se para fazer pequenas obrigações, como levar o cachorro para passear, lavar louça, cozinhar. Lembre-se de que a pessoa não está sendo preguiçosa por não fazer esse tipo de coisa. No auge da depressão, até levantar da cama é uma tarefa importante.
  • Deixe comida preparada. É importante que a pessoa com depressão não deixe de comer, mas cozinhar é impossível para ela nesse momento.
  • Aprenda tudo o que puder sobre a doença. Quanto mais souber, mais pode ajudar.
  • Informação é poder e compreensão. Entenda o processo químico da doença.
  • Não deixe que a pessoa falte a suas consultas médicas nem que se esqueça de tomar sua medicação na hora certa.
  • Cuide de você também. Reconheça que tem necessidades e valores, e não se deixe levar pela depressão alheia. Mantenha a cabeça no lugar!




AS PIORES COISAS PARA SE DIZER:
  • "Isso é coisa da sua cabeça."
  • "Tem tanta gente pior do que você." (Essa é péssima porque demonstra desconhecimento a respeito da doença e, pior, só nos faz sentir mais e mais culpados)
  • "Você tem tudo, não tem porque se sentir deprimido." (Uma variação da frase acima)
  • "O dia está tão lindo!"
  • "A gente escolhe ser feliz ou não." (CULPA! CULPA!)
  • "Bom, pelo menos não aconteceu nada." (Depois que você disse que não sabia exatamente por que estava tão triste fazia alguns meses)
  • "Você deveria parar de tomar esse monte de remédios."
  • "Ânimo!!""A gente precisa se ver" (Ah, sim, claro)
  • "Dorme um pouco. É o que eu faço quando fico triste."
  • "Mas você é tão jovem!""Você está com TPM?"
  • "Todo mundo passa por bons e maus momentos."
  • "Você está sendo muito egoísta.""Você é carente e só quer atenção."
  • "Como você é preguiçosa!"
  • "Eu sei como é." (Não, você não sabe!)
  • "Arranje um objetivo."
  • "Reze que passa."
  • "Leia isso, isso ,esse e mais esse..."
  • Não sei porque você esquenta a cabeça, larga pra lá.
  • "Você não está doente".
  • ". Brincadeiras de mau gosto quando você está se sentindo um lixo..."
  • "Você tem que sair disso sozinha, e não é se entupindo de remédios antidepressivos que vai conseguir".
  • "Você esta ficando louca e totalmente descontrolada. Vai tomar o seu anti-depressivo, vai?
  • " Deixe de fazer pirraças, moleque!"
  • "Isso é que dá trabalhar com loucos"
  • 'Todo mundo passa por isso."
  • "Não se entrega, não!"
  • "Depressão, que nada!Essa é a desculpa mais usada no exército para quem quer se aposentar mais cedo."


AS MELHORES COISAS.........
  • O melhor é ouvir mais do que falar, mas, de qualquer maneira...
  • "Eu me importo com você."
  • "Você não tem que passar por isso sozinha."
  • "Quando tudo isso passar, eu ainda vou estar aqui."
  • "Ei, você não é louca!"
  • "Eu nunca passei por isso e não posso ter a noção exata da sua dor, mas estou aqui de qualquer maneira."
  • "Se você precisar de um amigo..."
  • Uma boa frase para dizer a quem está deprimido: "Gosto muito de você e preciso de você bem. Vamos tratar disso juntos. A sua ajuda é importante para mim."
  • "Conta como é, que um dia a gente ainda vai rir de tudo isso."
  • "Minha filha, estou contigo, eu faço o que for preciso pra você sair dessa, sua alegria e bom humor fazem falta ...Eu te amo!!!"
  • "Você não precisa se sentir inferior e nem triste só porque tem depressão e toma o seu remedinho."
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 11:03  comentar

De Anónimo a 23 de Abril de 2009 às 17:16
Isso é realmente fantastíco...é exatamente o apoio que não tenho. Sofro muito com isso,não posso contar com ninguém em casa.
Apenas minha psicologa,me ouve.

De carmen a 24 de Abril de 2009 às 19:58
Querido(a) leitor(a), realmente é difícil para os que rodeiam a vítima de depressão, entender como , às vezes, ela tem tanto, porém se sente triste e desanimada. A depressão é uma doença que precisa de auxílio médico e psicológico.
Pode contar conosco sempre.
Obrigada por sua colaboração
Carmen e Maria Celia

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO