notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
10.2.09
MANAUS - A Polícia Civil do Amazonas indiciou quatro índios da etnia Kulina por assassinar, esquartejar e ainda comer parte das vísceras do fazendeiro Océlio Alves de Carvalho, de 21 anos, em um ritual de canibalismo no município de Envira, a 1.215 quilômetros de Manaus, no Amazonas. O crime aconteceu na semana passada. Conhecidos como Gracinho, Messias, Tucumã e Macaquinho, eles continuam foragidos. A notícia foi destaque no portal da CNN .
Os índios teriam fugido para a mata. De acordo com o secretário municipal de Comunicação, Luís Moura, nenhuma ação para prender os suspeitos foi realizada. Segundo o secretário, a legislação que protege os indígenas não permite que a Polícia Militar ou a Polícia Civil entrem na tribo para fazer as investigações.
A notícia do crime teria sido espalhada pelos próprios índios, que passaram a comentar com os moradores da aldeia, onde moram cerca de 190 famílias kulina.
Índios tinham boa relação com fazendeiro, diz delegado
Segundo o delegado do município, Maronilton da Silva Clementino, os índios tinham boa relação com o fazendeiro.
- Eles se conheciam e as vezes ajudavam uns aos outros. Os índios o convidaram para ir até a reserva há três dias e ele numca mais foi visto - disse Clementino, em entrevista à CNN.
O prefeito de Envira, Rômulo Matos, disse que este é mais um caso relacionado ao alto índice de alcoolismo dentro da comunidade indígena. Clementino também cita os problemas de alcoolismo nas tribos e diz que os outros fazendeiros estão com medo.
- A família está irritada com as leis, que protegem os índios, mas não os protege. Eles (os índios) começaram a beber e os fazendeiros daqui está com medo e se perguntando quem seria o próximo - disse o delegado.
A reportagem da CNN cita ainda dados da Funai que diz que aproximadamente 2.500 índios kulina vivem na região. Ela lembra ainda que a tribo Kulina é classificada como "isolada", mas alguns índios têm contato com a população não-indígena.


link do postPor anjoseguerreiros, às 10:47  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9




arquivos
blogs SAPO