notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
25.1.09
Pesquisa mostra alto número de focos de dengue

Rio - De cada 100 imóveis no município do Rio, três têm pelo menos um foco do Aedes aegypti, mosquito da dengue. O dado é do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes (LIRA), feito entre os dias 5 e 14 pela Secretaria Municipal de Saúde. O índice total da cidade, de 2,92%, é quase 3 vezes maior que o aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 1%. O Rio está acima da média nacional, já que 57% dos municípios do País têm índice menor que 1%.
Em pelo menos 47 regiões da cidade o indicador está acima de 4%, o que configura sério risco de epidemia. Com cerca de 14 imóveis com focos a cada grupo de 100, o Complexo do Alemão registrou o maior índice da cidade. Os números também preocupam em locais como Pavuna (9,8%) e Quintino (8,8%).
Paquetá, onde o índice de infestação é de 0,9%, apresentou uma das maiores quedas em relação ao LIRA de outubro, quando o número era de 3,4%. Também apresentam baixos indicativos Urca, Leme e Copacabana, com 0,2% de infestação, além de algumas partes do Complexo da Maré e de Jacarepaguá, onde não foram encontrados focos de dengue.
Laje, ralo e vaso sanitário são os ‘vilões’
O levantamento destacou ainda os locais específicos onde os focos domiciliares foram encontrados. Lajes, vasos sanitários, caixas de descarga e ralos internos, sem uso freqüente, foram os campeões, correspondendo a 34% dos focos. Materiais usados em construção, horticultura, tinas e cisternas representam 18,21%, seguidos de vasos com água, com 17,84%. Em último, estão latas, garrafas e peças de carro, com 17,23% dos criadouros. Segundo o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, todos os bairros serão vistoriados ao menos duas vezes ao longo do ano. Neste LIRA, o índice total da cidade (2,92%) subiu um pouco em relação ao levantamento anterior, de outubro, que tinha sido de 2,8%. “Não estava alimentando expectativas em relação ao resultado. O nosso grande objetivo é fazer com que a população receba as equipes a ajude a combater a dengue”, disse.
De amanhã a sábado, será a vez de o Engenho de Dentro receber a Ação nos Bairros contra a dengue, como já foi feito em Paquetá, Rocha e São Francisco Xavier. Neste mês, foram registrados 85 casos da dengue na cidade.


tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 19:55  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
blogs SAPO