notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
30.12.08

CEIA LIBERADA

RIO - Comer à noite não engorda mais do que comer a qualquer outra hora do dia, segundo um artigo publicado na revista científica "British Medical Journal", em que dois pesquisadores derrubam alguns dos mitos associados a esta época do ano. Os autores Rachel C. Vreeman e Aaron E. Carroll analisaram várias pesquisas por trás desses mitos, para provar que, na verdade, muitos não têm fundamento científico.
Para contestar o mito de que comer à noite engorda mais, eles citam o resultado de uma pesquisa realizada na Suécia com 177 mulheres. O estudo constata que as mulheres obesas comem mais à noite do que as não obesas, e que isso ocorre simplesmente porque elas faziam mais refeições.
Outro mito derrubado foi o de que há uma cura para ressaca. Bananas, aspirina, e até uma cerveja são recomendados para combater os efeitos do excesso de álcool no temido "dia seguinte". Contra ressaca: beber com moderação
Mas, depois de consultar várias pesquisas dedicadas ao assunto, Vreeman e Carroll concluíram que a única forma de evitar a ressaca é beber com moderação.
A intenção do artigo é lembrar aos leitores que muitas vezes crenças comuns no campo da saúde não estão baseadas em evidências científicas - e mostrar alguns exemplos. Açúcar não agita outro mito derrubado foi o de que açúcar deixa as crianças hiperativas, um pesadelo para muitos pais. "Independentemente do que os pais acreditam, no entanto, o açúcar não é responsável pelo descontrole dos pequenos", diz o artigo.
Pelo menos 12 estudos já foram feitos para examinar como as crianças reagem ao açúcar e nenhum deles conseguiu detectar qualquer diferença de comportamento. Os estudos incluíam açúcar na forma de doces, balas, chocolates e fontes naturais. "A diferença no comportamento das crianças está na cabeça dos pais".
Além disso, os autores derrubaram o mito de que o número de suicídios aumenta na época das festas, de que a poinséttia - planta de folhas verdes e vermelhas, usada na decoração nesta época do ano, principalmente no hemisfério norte - é tóxica, ou de que usar chapéu é fundamental para manter o corpo aquecido porque a cabeça é a parte do corpo que mais libera calor.


A INFORMAÇÃO CHEGOU EM BOA HORA!!!!!


link do postPor anjoseguerreiros, às 21:51  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Dezembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26



arquivos
visitas
blogs SAPO