notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
5.1.09
MOSCOU - No subsolo de Marte pode haver condições para o surgimento de formas de vida, afirmou o subdiretor do Instituto de Pesquisas Espaciais da Academia de Ciências da Rússia, Oleg Korablev, para a agência "Interfax".
- A superfície do planeta vermelho é pouco apta para a vida, mas no subsolo, à pequena profundidade, as condições para que esta exista podem ser completamente aceitáveis - declarou o cientista, que destacou a importância da missão da sonda "ExoMars" para Marte, que está sendo preparada pela Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês).
- Em Marte, há um pouco de ozônio, mas a grossura da atmosfera é tão pequena que a radiação solar ultravioleta chega à superfície do planeta quase com toda sua força e, literalmente, a esteriliza - declarou.
Korablev afirmou que em Marte é necessário cavar, mas perfurar o solo, missão que a "ExoMars" pode cumprir com sucesso. Segundo ele, o aparelho preparado pela ESA - que, se cumprir o calendário previsto, poderia partir da Terra com destino a Marte em 2013 - tem uma perfuradora que pode alcançar dois metros de profundidade.
O cientista russo acrescentou que as mostras do subsolo marciano serão examinadas com ajuda de microscópios e, depois, serão queimadas para analisar os gases que forem gerados de sua combustão.
- Trata-se de uma análise voltada à busca de produtos biológicos e plantas de vida biológica - declarou Korablev, que expressou sua confiança de que Rússia terá uma participação ativa na experiência da ESA.


link do postPor anjoseguerreiros, às 20:15  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Janeiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
visitas
blogs SAPO