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29.12.08

SÃO PAULO - O sistema de progressão continuada nas escolas estaduais paulista pode ser modificado. Hoje, um aluno só pode ser reprovado na 4ª e na 8ª série. A Secretaria de Educação do estado pretente alterar os ciclos de progressão e permitir que a reprovação ocorra a cada dois anos, no 3º, 5º, 7º e 9º ano. A idéia é adotar o modelo em 2010, quando o ciclo do Ensino Fundamental, hoje de oito anos, já será de nove anos.A Secretaria de Educação vai apresentar a proposta ao Conselho Estadual de Educação e discutir com os professores no ano que vem.Desde o ano passado o governo de São Paulo investe para melhorar o ensino no estado. Foi criado um índice de qualidade para as escolas e programas de valorização dos professores. Doze mil coordenadores pedagógicos foram selecionados. No ano que vem, segundo a Secretaria, a partir do início do ano letivo será adotada uma recuperação paralela para Matemática e Língua Portuguesa e o número de alunos por classe será reduzido."A mudança de ciclos precisa de preparo. E estamos fazendo isso desde 2007. Falamos da maior rede do Brasil, com 5 milhões de alunos e 5,5 mil escolas. Queremos garantir que a rede tenha tempo para debater, que os professores estejam preparados para a alteração", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Desempenho ruimNesta quinta-feira, a ONG Todos Pela Educação, que desde o ano passado acompanha o desempenho da educação em escolas públicas e particulares, divulgou o primeiro relatório que verifica a qualidade do ensino, com base em metas que as escolas devem alcançar até o ano de 2022. Em São Paulo, houve melhora em alguns indicadores, mas a realidade é preocupante: os alunos não conseguem aprender adequadamente o conteúdo programado para a série que cursa, principalmente em Português e Matemática. Para a ONG, o país não conseguirá atingir as metas de melhoria na qualidade do ensino sem que sejam feitas mudanças.Na 4ª série do Ensino Fundamental, apenas 37,5% dos alunos conseguiram aprender o conteúdo de Português de forma adequada - a meta era 40,3%. Na 8ª série, o mau resultado se repete: 24,2%.Em Matemática, o desempenho é pior para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Em 2007, somente 10,7% dos alunos aprenderam adequadamente o conteúdo.- A gente aprendeu conta de mais e menos. Terceiro ano, vinha com continhas assim muito bestas, coisa que a gente já tinha aprendido - diz André da Silva, estudante.Em São Paulo, 93,1% das crianças e jovens de 4 a 17 anos estão na escola, o que está dentro do esperado. Outro indicativo de melhora é que, no ano passado, 66,7% dos jovens até 19 anos terminaram o Ensino Médio, número acima da meta de 61,8%.Segundo a secretária, mais do que reduzir o ciclo, a proposta é curricular e a capacitação dos professores será feita com base nas mudanças.

link do postPor anjoseguerreiros, às 12:36  comentar

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colaboradores: carmen e maria celia

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