notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
8.2.09
RIO - Longas filas de espera, recepções lotadas, pacientes nervosos, médicos sobrecarregados e muita reclamação. Não, isto não é a descrição de uma emergência da rede pública do Rio. O cenário tem sido constante nas principais emergências privadas da cidade. Diferentemente da rede pública, onde há falta de investimentos, organização e profissionais, na rede particular houve um incremento no número de pessoas, modernização de aparelhos e construção de novos hospitais. Mas que não foram suficientes para suportar o aumento cada vez maior de pacientes com planos de saúde. Hoje, os beneficiários de planos de saúde já são maioria no município do Rio: 51,1%. Em 2000, eram 42,2%. Nesses oito anos, os planos de saúde receberam 1,1 milhão de novos usuários na Região Metropolitana do Rio, sendo 677 mil só na capital.
Entre as causas da superlotação das emergências privadas está a dificuldade de acesso dos usuários de plano de saúde ao atendimento primário. Ou seja: faltam consultórios e ambulatórios para prevenção e os pacientes têm dificuldade de marcar consultas. O problema, traçando um paralelo com a rede pública, equivale à precariedade de atendimento nos postos de saúde.
Cálculos de médicos mostram que uma pessoa pode levar até três meses para conseguir um diagnóstico se depender de consultórios e clínicas de exames. Isso porque, segundo eles, normalmente os pacientes de plano de saúde, quando ligam para marcar um procedimento, em geral só conseguem vaga 15 a 30 dias depois. Nesse período, desistem e correm para uma emergência.
O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo no Rio (Abramge-RJ), Sérgio Vieira, afirmou que a situação do atendimento de emergência nos hospitais particulares é preocupante. Segundo a Abramge, que representa 41 dos mais 300 planos e seguros de saúde no Estado do Rio, as seguradoras precisam dar melhores opções aos usuários, tornando o atendimento mais rápido e resolutivo.

E PAGA-SE MUITO PARA NÃO SER ATENDIDO....IMAGINEM QUEM NÃO PAGA...QUE ATENDIMENTO DEVE TER!!!
tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 15:17  comentar

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9




arquivos
blogs SAPO