notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
27.2.09
FLORIANÓPOLIS - Um novo morador chegou ao Zoológico de Pomerode, a 160 quilômetros de Florianópolis, em Santa Catarina, na quarta-feira. Trata-se do urso pardo Bob, doado à instituição por um circo. Bob saiu de São Francisco do Sul, trazido por seus antigos donos, também proprietários de um circo que estava na cidade. Ele passou um mês em uma chácara de São Francisco do Sul porque uma lei municipal de Joinville impede que bichos selvagens sejam usados em espetáculos. O urso ficava em uma jaula em um caminhão Volvo estacionado dentro de um galpão na chácara.
Sandra Salgueiro, dona do circo, disse que sentirá saudades:
- Ele veio de Amsterdã, na Holanda, com menos de dois meses. Estava com a gente há uns 10 anos - afirma.
Nesta quinta-feira, quem for ao zoológico de Pomerode já poderá ver Bob.
- Ele é grande e muito saudável - disse Maurício Bruns, da administração do zoológico.
A alimentação com ração de cachorro, que ele estava recebendo há pelo menos um mês, é correta, segundo Maurício. Mas Bob receberá outros agrados, como maçã, abóbora e cenoura, os favoritos dos ursos. Por enquanto, o urso não ficará em contato direto com as outras três ursas adultas (Cindy, Úrsula e Pipoca) e outro urso pardo (Max, mais velho, com 30 anos) que estão em exposição. No período de adaptação, eles ficam separados por uma porta.
É feito um rodízio com os outros bichos da jaula, até que uns se acostumem com o cheiro dos outros. Se isso não for feito, os bichos poderiam se agredir.
- Essa adaptação levará duas, no máximo, três semanas - explica Bruns.
Para todos, a boa notícia é que Bob chega pronto para reproduzir. Por sua idade e porte, deve gerar filhotes em breve. Segundo informações do zoológico, a reprodução em cativeiro desta espécie não é muito difícil. Mesmo havendo três fêmeas, elas não entram no cio ao mesmo tempo. O que, na prática, não gera disputa pelo macho.
- A reprodução é importante, porque temos poucos ursos como esse no país - diz Bruns.
PARABÉNS AO PESSOAL DO CIRCO!
DECIDIRAM O MELHOR PARA O BOB!


tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 07:40 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9




arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO