notícias atuais sobre saúde, violência,justiça,cidadania,educação, cultura,direitos humanos,ecologia, variedades,comportamento
20.2.09
RIO - A natureza está dando uma ajuda inesperada contra o aquecimento global. Estudo britânico confirmou que as árvores das regiões tropicais vêm crescendo de forma excepcional nos últimos 40 anos e que isso reduz o efeito estufa causado pelas mudanças climáticas. Como elas estão maiores, absorvem 20% mais emissões de gases, segundo artigo publicado na revista "Nature". A descoberta reforça a necessidade de proteger as florestas.
Cientistas da Universidade de Leeds usaram dados de 250 mil árvores de matas tropicais de 20 países (70 mil na África) nas últimas quatro décadas. Elas removem 4,8 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera por ano, a quinta parte das emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis.
Pesquisadores não sabem por que as árvores estão ficando maiores e absorvendo mais carbono. Eles suspeitam que o CO2 - um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global - adicional pode estar servindo de fertilizante.

tags:
link do postPor anjoseguerreiros, às 12:16 

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
colaboradores: carmen e maria celia

Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9




arquivos
subscrever feeds
blogs SAPO